Ano de 1984

AVENIDA BRASIL EM 1984

IMAGEM: Sidemar Teles

INAUGURAÇÃO DA PA 150

Imagem: Rede social Jáder Barbalho.

Jáder inaugura estrada em Redenção - PA (15-08-1984). 

Imagem: Facebook Jáder Barbalho

Asfalto PA 150.

Educandário Recanto Infantil

Na década de 80 com a iminente urbanização do território sul paraense, fez-se instituir em 1984 a “Escolinha Sonho Infantil” pelas sócias fundadoras Lucimar Fátima de Queiroz e Sônia Maria Almeida Garcia, oriundas de Iturama-MG com o anseio em exercer a arte de educar. O desenvolvimento regional com o transcorrer dos anos e a consolidação do projeto educacional, surgiu a necessidade de ampliação institucional com o nascimento do “Educandário Recanto Infantil”. Diversas modificações ocorreram com o tempo, permanecendo a incansável fundadora Lucimar Fátima, conhecida por seus alunoscarinhosamente como “Tia Fátima”.

Com passar dos anos o sonho tornou maior, surgindo o Colégio Objetivo.

PRIMEIRA RÁDIO EM REDENÇÃO, RÁDIO ORIENTE.

Sidemar Teles

Foto: Sidemar Teles



Sidemar Teles


Na década de 70 e início de 80 Redenção não havia energia, então na maioria das casas ouviam mais o rádio e a Nacional da Amazônia era a única ouvida, tinha como apresentadores Tia Leninha, Edelson Moura, Márcia Ferreira, Maurício Fares e outros.

Mas, em 1984 Gerudes Gomes vai até Brasília e convida Edelson Moura como sócio, ele aceita regulariza a rádio, eram três sócios o outro  Dr. Gerson  Jesuíno  Silva.

O Nome da Rádio foi escolhido em homenagem a maçonaria, O Grande Oriente do Brasil (GOB) é a mais antiga Potência Maçônica brasileira, eles foram os primeiros maçons em Redenção, até hoje permance o mesmo  nome Rádio Oriente.

Os primeiros locutores vieram da cidade de Conceição do Araguaia são eles: José Alano, Moacir Costa , Renato Gonçalves, João Lopes , Valderes Dias , Otávio Araújo e Wilson Batista faziam a parte esportiva.

No ano de 1985 a rádio foi ao ar para toda comunidade redencense.

As dificuldades enfrentadas eram várias, por não haver energia tinham  dois motores um que funcionava  5 horas da manhã e o outro ia até meia noite onde terminava a programação, os funcionários trabalhavam na rádio ganhavam em média um salário mais comissão das propagandas do comércio local, a parte administrativa fica com o filho Gedson Gomes da Silva e os discos e equipamentos para a rádio o outro filho Riveraldo Gomes da Silva que morava em Goiânia, ficava encarregado em comprar e enviar para Redenção.

Devido aos altos custos com combustíveis muitas vezes o dinheiro da rádio não dava para pagar as despesas tendo que vender gado para cumprir os compromissos.

Ela foi vendida  em 1995 para os empresários Antônio Lucena eMoisés Carvalho

 Eles também venderam para o então deputado Martinho Carmona, que também  repassou para outro comprador.



 O ano era   1986 e Otávio Araújo iniciava sua carreira na comunicação profissional na rádio Oriente AM de Redenção no comando do programa Resenha Esportiva onde ficou por longos 14 anos.

Em 1994 participou da equipe de redatores do jornal impresso Folha de Carajás onde ficou por 9 anos. Nessa mesma época foi apresentador do programa Globo Esporte, da NBTV de Redenção. 

Otávio Araújo ainda participou da fundação dos jornais impressos: O Araguaia e A Notícia, ambos de Redenção. Nesse período foi comentarista esportivo na TV Carajás de Redenção.

Durante um período foi correspondente do jornal impresso Opinião, de Marabá e Diário do Pará, de Belém.

Em 2013 fez parte da equipe do Nosso Jornal, de Redenção, que fez grande sucesso na mídia escrita. O proprietário do jornal era o vereador João Lúcio.

Também comandou o programa de esportes na rádio Você FM de Redenção.

 Foi correspondente do sul do Pará para a rádio CBN/Sistema Globo/Liberal de Belém. Anos depois migrou para a rádio Clube do Pará onde é correspondente até hoje (2024). 

 Atualmente é correspondente do Programa Sala de Imprensa da TV Carajás de Canaã dos Carajás com abrangência em Parauapebas e Tucumã. Otávio Araújo atualmente é comentarista esportivo no canal Sport Agora no YouTube.

Tem formação superior em Tecnólogo em Marketing. 

 Há anos é redator da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Redenção (PA).

Seu blog www.otavioaraujo.blogspot.com.br com notícias do sul do Pará já alcançou mais de 2.855 027 de visualizações.

“Em meados de 1976 eu comprava cartolina para fazer anúncios de jogos que aconteceriam nos finais de semana em Redenção. Eu colava os cartazes nas portas de bares para divulgar os jogos no nosso time onde eu também era atleta. Eu já fazia comunicação e bem sabia”, conta Otávio Araújo.

“Primeiro agradeço a Deus pela vida e sabedora, à minha esposa Sônia Maria Lacerda Araújo pelo apoio, aos meus familiares, amigos e colegas de profissão. Também quero agradecer ao senhor Gerudes Gomes, dono da rádio Oriente AM, pela oportunidade de iniciar a carreira na comunicação. Também quero agradecer ao senhor Moisés Carvalho que fundou o jornal Folha de Carajás e NBTV e que me deu a oportunidade de trabalhar nestas áreas da comunicação”, cita Otávio Araújo. 

Aroldo Araújo era natural de Teresina - PI, veio para Redenção em 1989, começou a trabalhar na imprensa em 1992, trabalhou na Rádio Oriente, NBTV, TV Band, Rádio Interativa,Jornal Amazônia, Jornal Folha de Carajás,  TV Record  News.

Faleceu dia 09/04/2016 vítima de ataque cardíaco quando viajava em seu carro pela Rodovia PA-287.





TIME DE FUTEBOL DA MOTOBRAS

Fotografia cedida por Miron.

Time de futebol Motobras.

CLUBE ATLÉTICO TIRADENTES.