2018
PAYAKAN UM GRANDE LÍDER INDÍGENA
Paiakan foi um dos primeiros Kayapós a aprender português, quando ainda jovem foi levado por missionários para Altamira. Atuou junto a Fundação Nacional do Índio em 1972 e defendeu o território indígena ao lado de importantes figuras do indigenismo e organizações. Em 2008, ao lado de Raoni e outras lideranças Kayapó, conseguiu a homologação de Terra Indígena ondehoje vivem cerca de 12 mil pessoas.
Durante o governo Sarney, foi perseguido por sua oposição ao projeto hidrelétrico de Belo Monte no Pará. Após visita a Washington, ao lado de Kube-i, denunciou o projeto e a ausência de consulta pública aos povos indígenas que teriam seus territórios impactados. Ao voltar ao país, foi interrogado pela Polícia Federal acusado de causar danos à imagem do país.
Em 1992 foi acusado de estrupo pela estudante Silvia Letícia da Luz Ferreira. Foi preso preventivamente até 1994 e após soltura o Ministério Público Federal entrou com recurso. Em 1998 foi condenado por unanimidade pela 2º Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Pará. Sua esposa, Irekrã, foi acusada de ter agredido e facilitado a ação do marido. Foi condenada a quatro anos de detenção em regime semiaberto .
Faleceu dia 17-06-2020 vítima de Covid.
Radares eletrônicos passam a funcionar em Redenção
Dia 16 de abril de 2018, foram implantados os radares com o objetivo; fiscalizar a velocidade, o avanço em semáforos, parada sobre a faixa de pedestres, o uso de capacete e de cinto de segurança e preservar vida.
Locais/vias que possuiam equipamentos eletrônicos (radares/pardais):
Avenida Brasil, número 287, próximo à Fesar;
Avenida Ministro Óscar Thompson Filho, próximo ao Chaveiro Brasil;
Avenida Santa Tereza, próximo à Reimac Materiais Para Construção;
Avenida Wilma Guimarães Pena, próximo à Defensoria Pública;
Avenida Brasil, próximo ao Cartório;
Avenida Brasil, próximo ao Posto Central.
REDENÇÃO EM 2018 ENTRA PARA OS DEZ MUNICÍPIOS COM MAIOR ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO DO PARÁ
Uma pesquisa realizada em 138 municípios paraenses revela que Redenção está entre os dez municípios com maior índice de desenvolvimento do Estado do Pará, à frente de cidades como Marabá e Ananindeua. O estudo levou em conta números relacionados à geração de emprego e renda, índices e metas de aprendizagem escolar e de saúde. O objetivo do estudo é medir as transformações, antecipar tendências e enxergar oportunidades.
Inspirado no IDH – índice de Desenvolvimento Humano, o índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal, da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, acompanha o desenvolvimento socioeconômico dos mais de cinco mil municípios brasileiros, com base nas áreas fundamentais ao desenvolvimento humano, gerando dados confiáveis e atualizados que levam em conta a realidade brasileira e toda sua complexidade. Criado em 2008, o índice possui periodicidade anual e é calculado exclusivamente com estatísticas públicas oficiais dos ministérios da Saúde, Trabalho e Educação.
Os dados revelam a realidade de cada município, permitindo identificar mudanças e promover a redução das desigualdades. “Saber que Redenção está à frente de cidades consideradas de grande porte nos anima a realizar um trabalho melhor a cada dia em prol da população”, disse o então prefeito da época Carlo Iavé.``